terça-feira, 11 de outubro de 2011

Combate ao tráfico internacional de drogas é tema de encontro

A deputada federal Rosane Ferreira (PV-PR) integra a comitiva de parlamentares que estará na Bolívia, Colômbia e Peru para conversar com autoridades sobre o combate às drogas na fronteira. É última etapa dos trabalhos da Comissão Especial de Combate às Drogas, da qual ela faz parte, e que irá propor a política nacional para conter o avanço do crack. Durante toda esta semana, o grupo vai conversar com parlamentares desses países para estabelecer políticas públicas conjuntas para o enfrentamento às drogas e coibir o tráfico internacional na América do Sul.

“Através de uma ação coordenada entre os países, é possível reforçar a presença e a ação do Estado nas fronteiras para contermos o avanço do crack no Brasil, que aumenta a cada ano”, afirmou a deputada. Segundo dados da Polícia Rodoviária Federal, em 2010 foram apreendidos 546 quilos de crack nas rodovias federais paranaenses. Este ano, até setembro, a apreensões no estado chegam a uma tonelada, representando 60% do crack apreendido no Brasil.

“Com mais recursos para equipar as polícias de fronteiras e para os programas de repressão ao tráfico é possível começar a enfrentar o problema. Mas temos também que investir em prevenção, especialmente nas escolas, para mostrar aos jovens que é possível viver sem drogas”, ressaltou.

Durante oito meses, a comissão especial realizou audiências públicas, seminários e visitas aos Estados brasileiros para conhecer o que está sendo feito no país. No Paraná, o seminário coordenado pela deputada foi realizado em Julho e discutiu os quatro eixos que integrarão a política nacional: prevenção, repressão, tratamento e reinserção social de dependentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário