segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Manifestações culturais marcam aniversário do “Velho Chico” em Penedo

Em comemoração aos 510 anos do descobrimento do Rio São Francisco, centenas de pessoas compareceram à Praça de 12 de abril para acompanhar as apresentações culturais e ações de preservação
Dando seguimento às atividades em comemoração aos 510 anos do descobrimento do Rio São Francisco, centenas de pessoas compareceram na manhã desta terça-feira, 04 de outubro, à Praça de 12 de abril para acompanhar as apresentações culturais e ações de preservação ambiental que tiveram início logo nas primeiras horas da manhã.

A primeira atividade programada pelos organizadores do “São Francisco Vive” para acontecer nesta quarta-feira, 04, foi a apresentação do toré da tribo Kariri Xocó de Porto Real do Colégio e a encenação teatral e musical “A Velha e o Cantador”, com a participação de Vavá Cunha.

Tratando da temática do meio ambiente, os artistas esbanjaram talento e criatividade ao render diversas homenagens ao “Velho Chico” e as pessoas que tem dado significativa contribuição para o desenvolvimento e preservação desse que é considerado o Rio da Integração Nacional.

Após as apresentações culturais na Praça 12 de abril, os participantes e fiéis defensores do meio ambiente seguiram em direção a Avenida Beira Rio, próximo ao prédio onde funciona a Universidade Federal de Alagoas na cidade ribeirinha, para realizar o plantio de mudas de espécies nativas do “Velho Chico”, a exemplo da Catingueira e do Pau-Brasil.

O Prefeito do município de Penedo, Israel Saldanha (DEM), recepcionou os representes do Ministério do Meio Ambiente, do Governo Estadual e do Comitê da Bacia Hidrográfica do São Francisco, que participaram do Ato Político Institucional. Em seu discurso o chefe do executivo municipal deixou transparecer sua preocupação com a situação atual do “Velho Chico” e declarou que não medirá esforços em apoiar eventos que visem à proteção desse importante recurso hídrico.

Parceira em eventos do tipo, que visam à proteção do meio ambiente, a Codevasf teve significativa participação nos eventos em comemoração ao aniversário do Rio São Francisco. Somente na manhã de hoje (quarta-feira, 04) a empresa repovoou o “Velho Chico”, em Penedo e também em Piaçabuçu, com mais de 600 mil peixes.

Um dos momentos mais bonitos de toda a programação do “São Francisco Vive” foi o abraço coletivo ao rio, no Porto das Balsas em Penedo. Autoridades, estudantes, e pessoas da sociedade em geral, se uniram e abraçaram o “Velho Chico” como forma de agradecimento por tudo de bom que ele tem proporcionando para os ribeirinhos.

Ainda na tarde desta quarta-feira, 04, diálogos socioambientais e debates devem acontecer no Auditório Joaquim Reis de Santana, localizado na sede do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Penedo (SINDSPEM). Às 19 horas, encerrando o evento em Penedo, ocorrerá exposições culturais e ambientais e lançamento de livro, na Praça 12 de abril.

Fonte: http://aquiacontece.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário