quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

PV Salvador lança cartilha orientadora para Células Zonais

Projeto PV nos Bairros já visitou 15 zonas eleitorais da capital baiana. Após um primeiro semestre de muitas reuniões na sede do PV no bairro do Rio Vermelho, a direção municipal, desenvolveu para o segundo semestre o projeto PV nos Bairros: Organizando as Células Zonais do PV em Salvador. 
 
O projeto articulou os filiados e militantes verdes em cada zona eleitoral da cidade, implementando uma coordenação local, com o objetivo de desenvolver ações que propaguem as ideias verdes nos bairros integrantes da Célula, e mobilizem mais filiados para o PV. A zonal é orientada por um regimento interno aprovada pela Direção Municipal, é composta por, no mínimo, cinco coordenadores (mulher, juventude, comunicação, mobilização e formação política) e deve se reunir uma vez por mês ordinariamente.

Para Marcelo Domingos, Secretário de Organização Partidária da Direção Executiva Municipal do PV de Salvador e coordenador do projeto, “o objetivo da implantação das Células do PV nas zonas é o de colocar o PV mais próximo do cidadão, entender os problemas locais e envolver mais gente nas discussões promovidas pelo Partido Verde. Além disso, será o elemento inicial de contato da militância verde, um local onde as pessoas discutem os problemas de seu bairro, de sua rua”.

“É motivador perceber que nossa sede já não é suficiente para acomodarmos nossa militância. O PV começa a de fato se tornar um partido vivo em Salvador, integrando os mais diversos segmentos da sociedade, construindo agenda política, dialogando com as bases. Essa ampliação no perfil do Partido em Salvador tem sido essencial para que possamos fazer do PV um partido sintonizado com as questões da nossa cidade. É um coletivo que cada vez mais compreende a força da união para o sucesso politico e eleitoral”, acredita André Fraga presidente do PV Salavdor.

Presente em muitos encontros de instalação das zonais representando a Direção Estadual, a Secretária de Organização do PV Bahia e Presidente do PV de Camaçari, Flavia Castellar salientou que “o trabalho desenvolvido pelo PV Salvador tem sido muito importante para reestruturar nossa organização na capital, e acredito muito no modelo que vem sido desenvolvido aqui com debates, discussões e muita participação”.

As células zonais terão papel de destaque na estratégia que o PV adotou parasse organizar para as eleições, inclusive na definição de candidaturas a vereança e na mobilização cidadã.

Cartilha – O passo a passo da organização, instalação, estruturação e funcionamento de uma zonal, bem como informações complementares e textos de formação politica estão reunidos na cartilha Organizando, Ampliando e Fortalecendo uma Célula Zonal do Partido Verde lançada pelo PV Salvador. A cartilha é um instrumento ainda para a organização de células do PV não só nas zonas eleitorais mas também em escolas, locais de trabalho, de lazer, etc.. 

Desafio – O grande desafio agora é manter as células vivas, discutindo politica, trazendo para o cotidiano das pessoas a participaçãocidadã. Mostrar para as pessoas que o preço do pão, a dificuldade em se locomover, os deslizamentos e alagamentos, enfim tudo depende da política, da forma como elegemos nossos representantes e a forma como participamos dos processos democráticos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário