segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Seminário debate a Sustentabilidade na Região do Cariri


O último seminário do projeto ocorrerá no início de 2012, com foco nas mulheres. Os dois primeiros ocorreram em Maranguape, reunindo todo o estado, e em Fortaleza, voltado para a juventude.
Veja as fotos do evento no Facebook.com/pvceara

A terceira etapa do projeto Desafios das Políticas Verdes nos Municípios Cearenses foi realizada neste sábado (17/12) na cidade do Crato. O seminário A Sustentabilidade na Região do Cariri foi uma realização da Fundação Verde Hebert Daniel (FVHD) em parceria com o Instituto Verde Vida (IVV).

O evento teve início logo cedo com um ato simbólico em defesa do Rio Granjeiro. Os cratenses protestaram contra a paralização das obras de um canal, que no ano passado causou uma grande inundação na cidade. Logo em seguida, o grupo se dirigiu para o Crato Tennis Clube, um dos mais tradicionais da cidade, onde ocorreram as palestras.

O presidente do Conselho Curador da FVHD, o cearense Marcelo Silva, abrui o seminário abordando a importância da formação política dos caririenses, região de grande relevância para o Estado.

A primeira palestrante, Adelaíde Braga, especialista em desenvolvimento local, esplanou sobre democracia participativa e desenvolvimento. Adelaíde explicou com o desenvlvimento local é fundamental para a sustentabilidade do crescimento econômico do estado e do país. "Para se pensar no global, é necessário que quem está no bairro ou no distrito pense na forma como desenvolver aquele local", explicou a palestrante.

O secretário de Juventude do PV Ceará, João Pedro Gurgel, falou do Desafio de Inovar na Política. O jovem palestrante chamou atenção para o papel de responsabilidade da juventude no processo político brasileiro.

O seminário foi encerrado com um ciclo de debates entre os participantes. Participaram do evento o presidente nacional do Partido Verde, deputado José Luiz Penna, o prefeito do Crato, Samuel Araripe, vereadores e lideranças do PV da região, além de representantes de entidades ambientais.

Outros dois eventos dentro do projeto já haviam sido realizados, em Maranguape, Região Metropolitana de Fortaleza, e na Capital, voltado para juventude. O último ocorrerá no início de 2012, com foco nas mulheres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário