sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Cuidar das áreas verdes é muito importante

Marcelo Silva
 
Marcelo Silva é arquiteto, urbanista, administrou Maranguape em duas gestões e atualmente é presidente do PV Ceará.

Cuidar das áreas verdes é muito importante



O desenvolvimento sustentável, baseado na Agenda 21, requer nas cidades a consolidação de áreas verdes - através dos parques, das praças e da arborização.
O patrimônio natural é fundamental para a qualidade de vida das nossas cidades, como também, fonte educadora para que as atuais e futuras gerações aprendam, através dos elementos básicos da natureza, a interagir de forma inteligente e sustentável com os recursos naturais o sentimento do amor e da vida.

A consolidação destas áreas verdes, a princípio, depende de uma decisão política clara e firme dos gestores municipais apoiada em princípios que levem em conta: 1. Compreender a gestão das áreas verdes como uma ciência, portanto, passível de ser gerenciada por profissionais capacitados; 2. Elaborar planos diretores de áreas verdes e arborização urbana; 3. Sensibilizar e educar as comunidades para a defesa do patrimônio verde; 4. Garantir nos espaços livres públicos um solo predominantemente permeável como forma de evitar os impactos das precipitações pluviométricas; 5. Existir na estrutura da prefeitura municipal uma área gestora dos espaços públicos compatível com o tamanho da cidade e ; 6. Fundamentalmente, assegurar no orçamento público recursos para viabilizar a implantação e manutenção das áreas verdes.

Em Maranguape, quando fui prefeito tivemos um carinho todo especial com a implantação e conservação das áreas verdes da cidade. Muitas novas praças surgiram e implantamos uma logística para mantê-las sempre as com belos jardins. Construímos, também, os parques do rio Gavião ( Parque Raimundo da Silva ) e o Parque Ecológico Renato Braga, fruto de um convênio com o IBAMA, ocupando o antigo Posto de Fomento. No centro da cidade, construímos uma rede de água alternativa para irrigar, simultaneamente, quatro praças, aproveitando as águas da lavagem dos filtros da CAGECE, através do rio Pirapora.

A sociedade, por sua vez, absorve o sentimento do cuidar, passando a ser, também, responsável pela manutenção das áreas verdes da cidade.

Fonte: www.pvceara.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário