segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Maranguape sedia seminário promovido pela Fundação Verde Herbet Daniel

Fortaleza e região do Cariri serão os próximos locais a receber seminários da FVHD. Em Maranguape estiveram cerca de 300 pessoas representando mais de 60 municípios.
A cidade de Maranguape sediou no último sábado (03) o seminário Desafios das Políticas Verdes nos Municípios Cearenses, promovido pela Fundação Verde Herbert Daniel ( FVHD) em parceria com o Instituto Verde Vida. O evento faz parte da programação da FVHD que está promovendo eventos semelhantes em todo o Brasil. No Ceará, até o fim do ano, serão promovidos mais três: além do segundo voltado para a difusão das Políticas Verdes, outros dois debaterão o engajamento da Juventude e das Mulheres na política. Em Maranguape estiveram presentes o presidente Nacional do Partido Verde, deputado José Luiz Penna, o secretário do Verde e Meio Ambiente de São Paulo, Eduardo Jorge, além do presidente do Conselho Curador da FVHD, Marcelo Silva, anfitrião do evento. Marcelo foi prefeito da cidade, o primeiro do PV no Ceará, e atualmente preside do Partido no Ceará. Silva abriu o seminário dando as boas vindas às delegações de todo o estado e falando da importância de um evento como o que estava sendo realizado. "É fundamental conhecer práticas sustentáveis inovadoras, e alternativas para o modelo de desenvolvimento que ora temos instalado nos nossos municípios. Este debate de hoje é um momento único e certamente todos sairão daqui com uma bagagem muito maior de conhecimento". Em seguida o presidente Penna falou da necessidade urgente de de se adotar políticas que primem pela preservação do meio ambiente. "Preservar o meio ambiente não é mais um discurso só de ambientalistas, é uma necessidade urgente. Principalmente aqui no semiárido, se vocês não fizerem por onde frear a destruição da natureza, os seres humanos não sobreviverão", afirmou.

Eduardo Jorge abriu o ciclo de palestras com a explanação Cidades e Municípios Sustentáveis são Possíveis, mostrando exemplos de políticas exitosas adotadas no município de São Paulo, onde é secretário do Verde e Meio Ambiente. Em seguida foi a vez do secretário executivo da Regional IV de Fortaleza, Estevão Romcy, compartilhar as ações desenvolvidas pela secretaria que comanda. Fechando o seminário, Marcos Vieira, secretário de Meio Ambiente de Maracanaú, mostrou o trabalho realizado pela secretaria, premiado em várias ocasiões. Maracanaú é município mais industrializado do Ceará, e o que enfrenta mais problemas ambientais.

Deputados, prefeitos, vereadores, suplentes de vereadores e deputados, além de dirigentes de vários partidos participaram do evento. Cerca de 300 pessoas, representando mais de 60 municípios do Ceará, estiveram presentes. Fortaleza e região do Cariri serão os próximos locais a receberem seminários da FVHD no Ceará.

Texto e Fotos: Jorge Macedo

Nenhum comentário:

Postar um comentário