sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Penna participa do IDH – Congresso Brasileiro de Desenvolvimento Humano


IDH - fotos eduardo oliveira 1
O deputado Penna presidiu nesta quarta-feira (28) uma das mesas de debate do IDH – Congresso Brasileiro de Desenvolvimento Humano, realizado pela Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados, com o tema “Saneamento Básico e a dignidade da pessoa Humana”. Participaram da mesa Leodegar Tiscoski, Secretário Nacional de Saneamento Ambiental do Ministério das Cidades, Henrique Pires, Diretor de Saneamento Ambiental da Funasa, e Gladimir Chiele, diretor da CDP – Consultoria em Direito Público.

“Na cidade de São Paulo, 60% das internações hospitalares vêm da falta de saneamento básico. É um índice de civilidade completamente insuportável. E eu estou falando da capital de São Paulo”, exclamou Penna na abertura do debate. “Eu tenho uma preocupação especial com um fenômeno que tem ocorrido nas cidades brasileiras que é justamente o esgarçamento. Tenho uma preocupação grande com isso, todas as cidades estão se espalhando muito”, alertou.

Penna apontou que uma solução possível é criar uma política de adensar os centros onde já existe saneamento. “São Paulo tem cerca de 400 mil imóveis vazios. Cabe uma Porto Alegre dentro. Enquanto isso os menos favorecidos são jogados sobre as áreas de mananciais”, apontou. O deputado defendeu que a solução do problema passa pela conscientização da sociedade para a importância do saneamento básico. “A sociedade precisa ter um esclarecimento e começar a promover politicamente uma gestão para ajudar os projetos”, afirmou.

O deputado lembrou que quando a sociedade brasileira é estimulada costuma reagir bem a esse tipo de campanha. “Eu acho que a gente precisa acreditar mais que a sociedade pode se envolver. Lembram-se do apagão? O racionamento fez cair drasticamente o consumo de energia”, recordou. E concluiu: “Nós precisamos mobilizar a sociedade neste esforço de refazer ou criar o saneamento básico. Eu acho que falta não conhecimento técnico, mas uma grande campanha nacional”.

Fonte: www.deputadopenna.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário